Estruturas de Concreto Armado

Projetos Estruturais de Concreto Armado em Curitiba

A definição da estrutura, a partir do projeto arquitetônico, constitui a primeira fase do projeto estrutural. Nesta fase, definem-se as localizações das vigas, o posicionamento dos pilares e as dimensões preliminares dos diversos elementos estruturais. Essas dimensões são escolhidas a priori, levando-se em conta os seguintes fatores: vãos de lajes e vigas, altura do edifício, número de pilares em cada direção, etc.

Em todo caso, recorre-se a experiências anteriores, de projetos de edifícios similares. Essas dimensões são necessárias para o início dos cálculos, podendo ser alteradas à medida que a elaboração do projeto vai avançando. O lançamento da estrutura deve, também, levar em conta sua interferência com os demais projetos de engenharia, como o projeto elétrico e o projeto hidrossanitário, por exemplo.

As dimensões e a disposição dos elementos estruturais devem permitir a passagem das tubulações previstas nesses projetos.  No edifício em estudo, adotou-se a estruturação convencional de lajes maciças apoiadas em vigas de seção retangular, as quais se apoiam em pilares, também de seção retangular. O contraventamento do edifício é feito exclusivamente por pórticos.  As dimensões dos elementos estruturais foram escolhidas de modo a se obter a maior uniformidade de dimensões possível, o que facilita a execução e permite o reaproveitamento de formas.

Recentes

Pesquisar

Recentes